AS PRIMEIRAS PESQUISAS Números da Quaest, Exame e Ipespe sinalizam chance de Lula vencer Bolsonaro já no 1º turno

Duas pesquisas anunciadas, neste início de ano, apontam para um amplo favoritismo do ex-presidente Lula (PT) na disputa pela Presidência, inclusive com chances de vencer a parada já no primeiro turno das eleições de novembro.

Pelas duas pesquisas, Lula ostenta números praticamente o dobro da intenção de votos conferida a Bolsonaro. Ou seja, a menos que haja um fato novo, Lula marcha para retornar à Presidência.

Os números favoráveis, aparentemente, e a certeza de vitória podem estar estão justificando a defesa de agendas muito polêmicas como regulamentação da mídia e revogaço de reformas aprovadas pelo Congresso, como a Trabalhista.

O detalhe é que Moro, a despeito de já estar na estrada há mais de um mês, ainda não rompeu, de forma convincente a barreira dos 10%, para se consolidar de fato como a terceira via.

Por fim, observa-se que, a julgar os números como verdadeiros, Bolsonaro só terá chance de reverter o quadro se o chamado Auxílio Brasil surtir efeito e conseguir uma melhora nos índices de inflação.

Quaest/Genial – Na pesquisas Quaest/Genial, divulgada há dois dias, o ex-presidente Lula aparece na liderança com 45%, contra 23% atribuídos a Bolsonaro (PL). Em 3º, vem o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), com 9% da intenção de votos.

Na sequência, Ciro Gomes (PDT), com 5%. Completam a lista o governador João Doria (PSDB), com 3%, e a senadora Simone Tebet (MDB), com 1%. O senador Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe d’Ávila (Novo) aparecem com 0%.

Exame/Ideia – Na pesquisa Exame/Ideia divulgado na noite desta quinta (dia 3), o Lula lidera com folga, com 41% das intenções de voto. Bolsonaro aparece na segunda colocação, com 24% das intenções de voto.

Na sequência, Moro com 11%, e Ciro Gomes, que tem 7%. João Doria, vem na sequência com índice de 4% e Rodrigo Pacheco fecha a lista com 1%. Nenhum dos demais postulantes ao Palácio do Planalto pontuaram.

Ipespe – Já a pesquisa do Ipespe, encomendada pela XP, divulgada nesta sexta-feira, apresenta o mesmo quadro das pesquisas divulgadas nos últimos dias, trazendo Lula com 44% dos votos, Jair Bolsonaro com 24%, Sergio Moro com 9% e Ciro Gomes com 7%.

Os demais candidatos obtiveram apenas 5 pontos: Doria (2%), Simone Tebet (1%), Rodrigo Pacheco (1%) e Luiz Felipe D’Ávila (1%). Lula está a um ponto da vitória no primeiro turno.