DURANTE PANDEMIA João Pessoa lidera ranking nacional do índice de transparência da Covid

Dados da Open Knowledge Brasil, divulgados nesta quinta (dia 22), indicam que a prefeitura de João Pessoa alcançou o 1º lugar como a capital mais transparente do País, em relação aos dados da pandemia, com 95 pontos de uma planilha de avaliações.

João Pessoa ficou à frente de Manaus (AM) e Vitória (ES), ambas com 81 pontos. Foram avaliadas iniciativas de transparência ativa, como a disponibilização de informações em painéis, boletins e portais da transparência, sendo mais bem avaliadas aquelas que continham navegação simples e direcionamento objetivo para o cidadão.

Para o prefeito Cícero Lucena, “ser transparente é obrigação de qualquer gestor e este primeiro lugar nacional é fruto do respeito que temos pelo erário e pela população”.

E ainda: “A transparência pública é um bem indispensável para o controle social permitindo ao povo saber como e onde estão sendo aplicados os seus impostos. Se em tempos normais identificamos essa importância, imagine em meio a uma pandemia.”

E lembrou como no Portal de Transparência de João Pessoa, o cidadão encontra todas as informações necessárias sobre casos de Covid-19 e sobre a vacinação, além dos dados determinantes não apenas para o exercício do controle social, mas para aperfeiçoar políticas que vem salvando vidas.

Microdados – De acordo com a avaliação, João Pessoa é uma das únicas a divulgar microdados completos de casos de Covid-19 e vacinação. Além dela, apenas Manaus (AM) faz o mesmo. João Pessoa também está entre as cinco capitais que publicam a cobertura vacinal tanto entre os grupos prioritários quanto na população geral e entre as três que publicam a disponibilidade de seringas e agulhas.

(mais em https://transparenciacovid19.ok.org.br/itc)