ELEIÇÕES 2022 Pesquisa indica que 34% dos brasileiros seriam mais à direita contra 26% de viés mais à esquerda com Lula e Bolsonaro empatados

Muitas pesquisas têm sido divulgadas, nos últimos tempos, prognosticando a disputa pela Presidência da República, algo que está na pauta dos brasileiros, com mais de um ano de antecedência. A última pesquisa XP-Ipespe traz esses números, mas também uma curiosa informação suplementar, sobre a ideologia dos eleitores.

Conforme a pesquisa realizada, entre os dias 7 a 10 de junho último, é possível identificar como a disputa, como previsto, já está fortemente polarizada entre Bolsonaro (direita) e Lula (esquerda) e, pelo visto, com pouco espaço, a preço de hoje pelo menos, para uma candidatura de 3ª via.

A pesquisa XP-Ipespe foi de “autodeclaração de posição político-ideológica”, e mostrou que, somados os segmentos de direita e centro-direita, haveria 34% de brasileiros com um viés mais conservador, contra 26% de ideologia mais progressista.

Conforme os números, 27% dos entrevistas se assumiram de direita, contra 19%, que se disseram de esquerda. Ao longo espectro ideológico, foi apurado ainda que 7% se autodeclararam de centro-direita, mesmo percentual para os assumidos de centro-esquerda. Já os de centro mesmo chegaram a 8%.

O detalhe é que, somados centro-direita, centro-esquerda e centro termos um percentual de 22%.

Eleitoral – A pesquisa, entre outras amostragens, traz o instantâneo da disputa à Presidência da República. Pelos números da espontânea, Lula e Bolsonaro estariam empatados com 24% da intenção de voto, seguidos por Ciro Gomes (3%), Luciano Huck, João Amoêdo, Guilerme Bloulos, João Dória e Sérgio Moro, todos com 1%.

DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA…

Serviço – A pesquisa foi realizada, entre os dias 7 a 10 de junho, com uma amostragem de 1 mil pessoas, através de contato telefônico, e apresentou uma margem de erro de 3,2%.

PERFIL DA PESQUISA…

CONFIRA ÍNTEGRA DA PESQUISA