Escritores paraibanos vão a Óbidos para celebrar intercâmbio cultural

EmÓbidosComCeleste

Dois integrantes do grupo Sol das Letras, os escritores Antônio Fonseca Júnior e Hélder Moura, estiveram reunidos, na tarde desta sexta-feira (dia 18), em Óbidos (Portugal), com Celeste Afonso, vereadora de Cultura da cidade, visando o estabelecimento de uma parceria na área literária, “unindo os dois lados do Atlântico”.

Pelos termos da parceria, escritores portugueses viajarão a João Pessoa para participar de eventos, com o objetivo de difundir a literatura portuguesa na Paraíba. Da mesma, escritores paraibanos irão a Óbidos para divulgar suas obras e participar de eventos de literatura. O convênio envolve o grupo Sol das Letras, a Funjope e a Vila Literária de Óbidos.

“Temos o máximo interesse em avançar nesses entendimentos, porque vemos com essa parceria a possibilidade de promovermos intercâmbios com escritores, especialmente após Óbidos ter se transformado em Vila Literária, e o Brasil é um parceiro importante, portanto vamos avançar”, afirmou Celeste Afonso.

Na oportunidade, foi redigida a primeira minuta, que instruirá a formatação da parceria. Segundo Antônio Fonseca, “será uma oportunidade singular para que os portugueses possam conhecer o que nós produzimos em termos de literatura na Paraíba”. Para o escritor Hélder Moura, “será a oportunidade de internacionalizar a produção literária do nosso Estado”.

Como parte do intercâmbio, escritores portugueses já deverão participar da I Festa Literária do Extremo Oriental (Flor), programada para ocorrer no mês de agosto em João Pessoa. Até lá, Celeste Afonso deverá ir ao Brasil para celebrar o convênio.