PELA OPOSIÇÃO Raoni registra chapa na OAB e promete trazer “a advocacia de volta para essa casa”



O advogado Raoni Vita registrou, nesta segunda (dia 18), a chapa Atitude OAB, de oposição à atual direção da Ordem dos Advogados. Raoni tem como vice a advogada Taísa Gadelha. O anúncio foi formalizado em frente à sede da OAB-PB, “para a necessidade de mudança e para construção de uma entidade que, de fato, defenda a advocacia”.

Ao anunciar sua chapa, o advogado pontuou: “Nós acreditamos em uma OAB que represente e lute por todos os advogados e advogadas, que se revolte e se posicione a cada prerrogativa desrespeitada, que não tenha medo de se posicionar quando o tema é a defesa da advocacia. Acreditamos e lutamos para a construção dessa OAB plural e representativa.”

E ressaltou a construção de uma chapa que contempla a advocacia militante, para atuar em defesa da categoria: “Não vamos permitir o fechamento de comarcas. Vamos ao CNJ para reabrir as comarcas fechadas. Não iremos nos calar com a redução do expediente do Tribunal de Justiça. Não vamos ficar inertes diante dos escritórios fechados, devido à crise. Iremos trazer a advocacia de volta para essa Casa.”

Propostas – Entre as propostas de sua chapa, constam a realização de concurso para seleção e remuneração de advogados para atuarem como procuradores das prerrogativas profissionais, desconto no valor da anuidade em até 30% para profissionais que estão dentro da faixa de isenção do imposto de renda e também ‘cashback’ (dinheiro de volta) de parte do valor da anuidade para que os advogados invistam na sua formação na ESA.

E ainda: criação da Residência Jurídica que funcionaria com o apoio e parceria dos escritórios de advocacia de todo o estado, luta por um projeto de lei que defina um piso salarial para os profissionais da advocacia privada e pública de pelo menos, R$ 2,5 mil, a implantação de um Centro de Mediação e Arbitragem e a reativação da ESA (Escola Superior de Advocacia).