RETORNO ÀS AULAS Matrículas abertas para rede municipal e prefeito avisa: “Não é preciso pernoitar nas escolas, há vagas para todos”



“Os pais não precisam pernoitar na porta das escolas, porque vamos atender a todos os alunos que procurarem matrícula”. Declaração do prefeito Cícero Lucena, na abertura da temporada de matrículas na rede municipal de ensino, nesta segunda (dia 11). Segundo o prefeito, a quantidade de fichas de inscrição vai depender do porte de cada unidade. O anúncio foi feito durante visita a Escola Municipal Paulo Freire, no Jardim Veneza, esta manhã.

“Nós entendemos que muitos pais, nos últimos 16 anos, tiveram que madrugar nas filas para garantir as vagas de seus filhos e eu garanto que não existe mais essa necessidade na rede municipal de ensino de João Pessoa. Estamos aqui para assegurar vaga para todos. E também, nesse momento de pandemia, o faremos com a máxima segurança sobre a prevenção do contágio pelo Covid-19”, adiantou o prefeito.

Já a secretária América Assis (Educação) explicou que a equipe já deu início, antes mesmo das matrículas, na identificação de locais, inclusive com apoio do governo do Estado, para a expansão da capacidade de receber alunos, com expansão de salas de aulas e construção de outras unidades nos bairros de maior demanda.

“A Secretaria vai atender a todos os alunos que procurem matrícula. Nesse momento, estamos esclarecendo aos pais sobre isso para que as pessoas não insistam em pernoitar na porta das escolas. Vamos atender e com calma acolher a todos nas nossas unidades”, explicou América.

Os diretores das unidades de ensino estão sendo orientados, juntamente com toda a equipe da Secretaria de Educação, para estabelecer uma rotina de atendimento a essas famílias acerca das matrículas que podem ser organizadas com fichas de atendimento.

Colônia de Férias – Nos Creis (Centros de Referência de Educação Infantil), o ano letivo terá início com a Colônia de Férias nesta terça-feira, com atividades remotas para os alunos. Os pais ou responsáveis, inclusive, poderão receber kits de higiene pessoal e material didático nas unidades.

Documentação – Para a matrícula de alunos novatos, é necessária a apresentação de cópia da Certidão de Nascimento, histórico escolar, duas fotos 3×4 e comprovante de residência. Para a matrícula nos Creis, é preciso também apresentar o cartão de vacinação. O horário de atendimento nas unidades de ensino para matriculas será das 8h às 11h, manhã, e das 13h às 17h, no período da tarde.

Novos auxiliares – Cícero anunciou, durante o final de semana, mais quatro auxiliares: Djalma Pereira de Castro Filho (para Secretário Executivo da Semam), Igo Franklin de Morais (Secretário Executivo da Emlur), Jair de Queiroz Pires Júnior (Secretário Executivo do Procon) e Marcos Antônio Souto Maior Filho (Secretário Executivo da Semob).