BEM NA FITA Pesquisa revela que as instituições de maior credibilidade na Paraíba são Gaeco e Ministério Público

Pesquisa DataQuality, publicada esta quinta (dia 17), indica que Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado) é a instituição de maior credibilidade na opinião dos paraibanos, com 25,1% de aprovação. Já o Ministério Público da Paraíba ficou em 2º lugar na pesquisa com, com um índice de 19,8%.

Como o Gaeco é um órgão do Ministério Público, aparentemente, a pesquisa indica que a aprovação somada atinge 45%. Já a Justiça tem uma credibilidade aferida de 15,4%, seguida pela Polícia Militar (12%), Polícia Civil (9%), Polícia Federal (6,8%), enquanto a “classe política” aparece com apenas 0,6%.

Segundo a pesquisa, 9,3% da população não sabe e 2% afirmou que não saberia informar. Segundo o coordenador do Gaeco, Octávio Paulo Neto, “os números exprimem pelo menos um alento, de um reconhecimento momentâneo”. Gaeco e MP têm comandado as principais operações de combate à corrupção na Paraíba, como Calvário, Xeque-Mate e Cartola.

Pesquisa – Segundo o DataQuality, “a pesquisa teve como principal objetivo quantificar a opinião da população no que se refere a instituição pública de maior credibilidade no Estado”.

Foram entrevistados 500 eleitores com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de 4,5%.